Fórum Mundial da Bicicleta
De 21/02 até 24/02
Porto Alegre sedia pela segunda vez o Fórum Mundial da Bicicleta, que acontecerá entre os dias 21 e 24 de fevereiro de 2013 com atividades centralizadas na Casa de Cultura Mário Quintana.
Dentre os convidados internacionais já confirmados, estão as norte-americanas Caroline Samponaro, da organização nova-iorquina Transportation Alternatives, estabelecida nos EUA desde 1973; Mona Caron, artista plástica residente em São Francisco, EUA, e uma das participantes da Massa Crítica da cidade, que foi convidada a pintar um mural representando a cultura da bicicleta; e a chilena Amarilis Horta Tricallotis, diretora do Centro de Bicicultura, entidade que estimulou a entrada de 1 milhão de novos ciclistas no trânsito de Santiago em seis anos.
O 2º Fórum Mundial da Bicicleta está em fase de preparação, com definição de novos convidados nacionais e internacionais, infraestrutura necessária e o levantamento de custos para a captação financeira via crowdfunding e outros meios populares, como a realização de um leilão de artes. A organização do evento busca manter o caráter horizontal que marcou a primeira edição do Fórum, dando preferência ao financiamento coletivo, o apoio de empresas de pequeno porte e ajudas pontuais, como o empréstimo de equipamentos e estruturas, doação de materiais, entre outros recursos.
Pedalar para transformar
A data para o Fórum Mundial da Bicicleta foi escolhida em virtude do dia que marcou o atropelamento intencional que ocorreu contra os participantes da Massa Crítica de Porto Alegre, em 25 de fevereiro de 2011, gerando manifestações de solidariedade em diversas cidades do mundo e fomentado a discussão sobre a violência no trânsito. O sucesso da primeira edição do Fórum, ocorrida de 23 a 26 de fevereiro de 2012, motivou a realização de sua segunda edição, aprimorando o debate sobre a necessidade de cidades para pessoas e o papel que a bicicleta e outros modais sustentáveis têm como motivadores de transformações urbanas e sociais.
Oficinas e programação paralela
Em fase de preparação, a programação do 2º Fórum Mundial da Bicicleta contará com oficinas autogestionadas, inscritas gratuitamente e tratando de temas relacionados ao universo da bicicleta em todos os seus âmbitos e da mobilidade urbana sustentável. O evento contará também com exposições, mostra de vídeo, passeios guiados e apresentações culturais. Em 22/02/2013, o Fórum se juntará à Massa Crítica Porto Alegre, na bicicletada tradicional da última sexta-feira do mês, com concentração no Largo Zumbi dos Palmares.
Como foi a primeira edição?
A iniciativa para a realização da primeira edição do Fórum Mundial da Bicicleta em Porto Alegre, que aconteceu entre os dias 23 e 26 de fevereiro de 2012, partiu de moradores da capital gaúcha que utilizam a bicicleta para a prática do esporte, transporte urbano, lazer, bem como empresários do setor de comércio e serviços. Além do apoio de voluntários, o evento contou com o apoio financeiro de pessoas físicas e jurídicas, que fizeram colaborações via crowdfunding (Catarse). A ferramenta permitiu o custeio da passagem do convidado principal do evento, o fundador da Massa Crítica, Chris Carlsson, bem como de despesas diversas de realização, tendo também o apoio de diferentes órgãos da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, na cessão de locais e infraestrutura.
O evento recebeu seis painéis de discussão, sobre os temas Mobilidade Urbana, Cicloativismo, Economia, Ciclismo Esportivo, Cicloturismo e a evolução do Plano Diretor Cicloviário Integrado de Porto Alegre, reunindo especialistas nas respectivas temáticas. O fórum abrigou também mais de 40 oficinas autogestionadas, trazendo temas diversos como Cycle Chic, ciclismo veicular, transporte de cargas por bicicleta, mecânica básica de bicicletas, comunicação não-violenta, cicloturismo, a bicicleta em projetos sociais, alimentação para o atleta de ciclismo, ciberativismo, a bicicleta no ponto de vista jurídico, entre outros, tendo uma média de público de cerca de 30 espectadores por oficina. Houve também duas exposições temáticas, de fotos e de bicicletas antigas, além da realização de três passeios guiados a diferentes pontos turísticos da capital gaúcha e um show de encerramento com as bandas Apanhador Só e Bandinha Di-dá-dó. Todas essas atividades reuniram um público de cerca de 7 mil pessoas nos quatro dias de realização do Fórum.
http://www.facool.com.br/recomenda/tag/pedalar+para+transformar
Nenhum comentário:
Postar um comentário