sábado, 23 de fevereiro de 2013

XIII CONGRESSO BRASILEIRO E XVIII ENCONTRO PARANAENSE DE PSICOTERAPIAS CORPORAIS

 
Evento interdisciplinar, aberto a todos os interessados, estudantes e profissionais de todas as áreas.
 
Dias: 30 e 31.05 e 01.06.2013 (Feriado de Corpus Christi)
 
Cidade: Curitiba-PR - Local: Centro de Convenções - Hotel Pestana
 
Interessados em Apresentar Trabalhos: (Seminário, comunicação oral, vivência ou pôster): Enviar até 01.03.2013
 

Todas as informações sobre preço, indicação de hotéis, programação, etc, você encontra no site do Centro Reichiano:
 

Paracelso, Alquimista, Químico, Pioneiro da Medicina

 “Todas as substâncias são venenos,
 não existe nada que não seja veneno. 
Somente a dose correta diferencia o veneno do remédio.”

Paracelso


Paracelso, sem dúvida alguma, era um grande biólogo e um médico
total, que entendeu muito do esoterismo. Era esotérico porque falou muito sobre o
interior do homem e também sobre a influência das estrelas sobre os seres humanos." 
Bernd A. Mertz

“A alquimia não visa exclusivamente obter a pedra filosofal; a finalidade da ciência hermética consiste em produzir essências soberanas e empregá-las devidamente na cura das doenças”. 

Paracelso, Alquimista, Químico, Pioneiro da Medicina

incoerência


Projeto Trote Ecológico


ATENÇÃO UNIVERSITÁRIOS!


Precisamos de sua participação nesse evento sem fins lucrativos, convide sua universidade e amigos para participar.



JUSTIFICATIVA DO EVENTO: Sensibilização e conscientização dos alunos e sociedade sobre a importância das árvores em nosso planeta.

OBJETIVOS - A partir da RESOLUÇÃO N° 422, DE 23 DE MARÇO DE 2010 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), que trata sobre campanhas e projetos de Educação Ambiental, o Projeto Trote Ecológico Juventude Sustentável 

Formação em Terapia e Massoterapia Tântrica


PALESTRA com OTÁVIO LEAL,
 pioneiro da terapia tântrica no Brasil no dia 27/02

inscrições JÁ com Eliana (Instituto Atitude) 
 48 - 9933 5833 e 3204 8038

leitura promove saúde

Robson Mendonça perdeu a mulher e os filhos em um acidente e acabou indo morar na rua por seis anos.
A única coisa que deixava os dias dele mais felizes era ler, mas nenhuma biblioteca emprestava livros, já que ele não tinha endereço fixo. 
Em 2003 o Robson saiu das ruas e criou o projeto da Bicicloteca, uma biblioteca itinerante, em uma bicicleta, onde os moradores de rua podem pegar livros emprestados.


Encontro Tribos da Paz & UniPazCiência

Paz não exclui nem escolhe, apenas ACOLHE E INCLUI!
Venha participar e manifestar a Paz que ilumina, aquece e habita teu ser-aqui-agora-em-si. 

O próximo Encontro Tribos da Paz & UniPazCiência Domingo dia 24/02/2013 em Balneário Camboriú às 19 horas, na areia da praia, frente ao Restaurante O Pharol. 

Manifeste a Paz-aqui-agora-em-si. Grato e até breve na eternidade do Encontro.

 Namastê 

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Museus (memória + criatividade ) = mudança social

Museus (memória + criatividade ) = mudança social
 Proposta pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), a equação inspiradora para as comemorações do Dia Internacional dos Museus (18 de maio) de 2013 ressalta o arranjo entre o frescor criativo e a memória construída: a soma desses fatores repercute na sociedade e com ela interage, num movimento propulsor da mudança social.

A dimensão criativa do museu reside nas trocas afetivas, no despertar da sensibilidade, nas intuições e memórias que pulsam, na atualidade da imaginação sonhadora, na espontaneidade das relações. Criar é construir a memória, e, ao com ela trabalharem, os museus operam como quem edita, corta, recorta, cola, mistura, oculta, revela, enfatiza e esquece. O trabalho com a memória implica o reconhecimento do seu caráter seletivo, eletivo e, portanto, político.

Criar é dar sentido à existência, é perceber-se parte do processo. O importante na experiência do museu é ‘estar em relação’ e, nesse sentido, é fundamental imaginar outras coisas que não os saberes instituídos, aceitando a potência como fonte de novos saberes. O museu é parte integrante da sociedade e possui os elementos que lhe permitem participar na formação da consciência das comunidades que ele serve e também promover mudanças.

Na trajetória do pensamento sobre museus e mudança social construído no continente americano, destaca-se a Mesa-Redonda de Santiago do Chile, em 1972. Esta reunião ofereceu significativa contribuição para a Museologia internacional: a reflexão sobre a função social dos museus e a ideia de museu integral (ou integrado), sintonizado com os problemas da sociedade e capaz de atuar como instrumento do desenvolvimento.
 
O Brasil vem incorporando esse legado: presenciamos um aumento de museus de território e museus comunitários; vemos números crescentes de museus e de público de museus, com algumas das maiores visitações do mundo em exposições recentes; discutimos a relevância do papel social dos museus; as políticas desenvolvidas pelo Ibram para o campo museal são pensadas sob a perspectiva da mudança social.

Ademais, o tema “Museus (memória + criatividade) = mudança social” será discutido na 23ª Conferencia Geral Trienal do ICOM, a ser realiza em agosto na cidade do Rio de Janeiro, quando se estima a participação de 4.000 pessoas vindas de mais de 100 países e vários estados brasileiros.

O Ibram convida os museus brasileiros e a sociedade a celebrar a 11ª edição da Semana Nacional de Museus no período de 13 a 19 de maio, oportunidade rica para fazer uso da memória e exercitar a criatividade em busca das mudanças sociais que desejamos.

LOJA TALENTO DE MÃOS

A Loja TALENTO DE MÃOS, do Centro Público de Economia Solidária de Itajaí (CEPESI) é um shopping de artigos produzidos dentro dos princípios do Comércio Justo e da Economia Solidária.

O carinho com que são produzidos esses artigos e o zelo pela sustentabilidade do planeta, quando da produção dos mesmos, fazem todo o diferencial que enleva a LOJA TALENTO DE MÃOS à categoria de ‘Shopping de Produtos Ecologicamente Corretos’.

foto Cepesi
Portanto, quando você adquire um produto da LOJA TALENTO DE MÃOS, você contribui para a geração de emprego e renda nos princípios ECOSOL e contribui para a sustentabilidade do Planeta!
Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem. A economia solidária vem se apresentando, nos últimos anos, como inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social. Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.
 
fotografias Cláudia Regina Telles em 20/02/2013
Reiki é um método simples mas profundo de cura natural e um excelente caminho para o desenvolvimento pessoal e espiritual. Reiki harmoniza corpo, mente e espírito. "Reiki é a arte secreta de convidar a felicidade"
 
Mikao Usui
 
Os Cinco Princípios do Reiki enunciados por Mikao Usui são : 

1 – SÓ POR HOJE, fiques tranquilo e confies.
2 – SÓ POR HOJE, evites de te iiritar.
3 – SÓ POR HOJE, HONRA TEUS PAIS, PROFESSORES E IDOSOS. 
4 – SÓ POR HOJE, GANHA A TUA VIDA HONESTAMENTE. 
5 . SÓ POR HOJE, DEMONSTRA GRATIDÃO POR TUDO O QUE É VIVO

"REIKI,é a arte secreta de convidar a felicidade.”
 
Mikao sui

Rede HumanizaSUS


Rede de colaboração para a humanização da gestão e da atenção no SUS

Rede HumanizaSUS é a rede social das pessoas interessadas e/ou já envolvidas em processos de humanização da gestão e do cuidado no SUS.
Nosso objetivo é criar uma rede de colaboração, que permita o encontro, a troca, a afetação recíproca, o afeto, o conhecimento, o aprendizado, a expressão livre, a escuta sensível, a polifonia, a arte da composição, o acolhimento, a multiplicidade de visões, a arte da conversa, a participação de qualquer um.

Trata-se de uma arena aberta pela Política Nacional de Humanização para ampliar o diálogo em torno de seus princípios, métodos, diretrizes e dispositivos.

Uma aposta no coletivo. Uma aposta na inteligência coletiva. Uma aposta na constituição de coletivos inteligentes.
Aposta no Coletivo HumanizaSUS. Coletivo que se constitui em torno desse imenso acervo de conhecimento comum, que se produz sem cessar nas interações desta Rede.

A grande aposta é que essa experiência colaborativa aumente nossa potência coletiva para o enfrentamento dos grandes e complexos desafios da humanização no SUS.


“Pedalar para transformar”

II Forum Mundial da Bicicleta

“Pedalar para transformar”
 É com este mote que Porto Alegre quer sediar pela segunda vez o Fórum Mundial da Bicicleta, entre os dias 21 e 24 de fevereiro de 2013.
A proposta do evento é debater sobre o uso da bicicleta sob diversos aspectos: mobilidade urbana sustentável, integração comunitária, bem-estar pessoal e social, etc, através de painéis de discussão formados por convidados nacionais e internacionais que fazem a diferença em suas áreas de atuação e vão expor ideias e experiências de forma acessível a todos que quiserem participar. O Fórum ainda prevê oficinas autogestionadas, programação cultural paralela com exposições, exibição de vídeos e apresentações artísticas, e, no dia 22 de fevereiro, participação na tradicional bicicletada da Massa Crítica Porto Alegre. Toda a programação do evento será 
gratuita.

http://transportehumano.com.br/2013/02/18/segundo-forum-mundial-da-bicicleta/


II Fórum Mundial da Bicicleta em Porto Alegre


Fórum Mundial da Bicicleta
De 21/02 até 24/02
Porto Alegre sedia pela segunda vez o Fórum Mundial da Bicicleta, que acontecerá entre os dias 21 e 24 de fevereiro de 2013 com atividades centralizadas na Casa de Cultura Mário Quintana. 
 Dentre os convidados internacionais já confirmados, estão as norte-americanas Caroline Samponaro, da organização nova-iorquina Transportation Alternatives, estabelecida nos EUA desde 1973; Mona Caron, artista plástica residente em São Francisco, EUA, e uma das participantes da Massa Crítica da cidade, que foi convidada a pintar um mural representando a cultura da bicicleta; e a chilena Amarilis Horta Tricallotis, diretora do Centro de Bicicultura, entidade que estimulou a entrada de 1 milhão de novos ciclistas no trânsito de Santiago em seis anos.

O 2º Fórum Mundial da Bicicleta está em fase de preparação, com definição de novos convidados nacionais e internacionais, infraestrutura necessária e o levantamento de custos para a captação financeira via crowdfunding e outros meios populares, como a realização de um leilão de artes. A organização do evento busca manter o caráter horizontal que marcou a primeira edição do Fórum, dando preferência ao financiamento coletivo, o apoio de empresas de pequeno porte e ajudas pontuais, como o empréstimo de equipamentos e estruturas, doação de materiais, entre outros recursos.

Pedalar para transformar
A data para o Fórum Mundial da Bicicleta foi escolhida em virtude do dia que marcou o atropelamento intencional que ocorreu contra os participantes da Massa Crítica de Porto Alegre, em 25 de fevereiro de 2011, gerando manifestações de solidariedade em diversas cidades do mundo e fomentado a discussão sobre a violência no trânsito. O sucesso da primeira edição do Fórum, ocorrida de 23 a 26 de fevereiro de 2012, motivou a realização de sua segunda edição, aprimorando o debate sobre a necessidade de cidades para pessoas e o papel que a bicicleta e outros modais sustentáveis têm como motivadores de transformações urbanas e sociais.

Oficinas e programação paralela
Em fase de preparação, a programação do 2º Fórum Mundial da Bicicleta contará com oficinas autogestionadas, inscritas gratuitamente e tratando de temas relacionados ao universo da bicicleta em todos os seus âmbitos e da mobilidade urbana sustentável. O evento contará também com exposições, mostra de vídeo, passeios guiados e apresentações culturais. Em 22/02/2013, o Fórum se juntará à Massa Crítica Porto Alegre, na bicicletada tradicional da última sexta-feira do mês, com concentração no Largo Zumbi dos Palmares.

Como foi a primeira edição?
A iniciativa para a realização da primeira edição do Fórum Mundial da Bicicleta em Porto Alegre, que aconteceu entre os dias 23 e 26 de fevereiro de 2012, partiu de moradores da capital gaúcha que utilizam a bicicleta para a prática do esporte, transporte urbano, lazer, bem como empresários do setor de comércio e serviços. Além do apoio de voluntários, o evento contou com o apoio financeiro de pessoas físicas e jurídicas, que fizeram colaborações via crowdfunding (Catarse). A ferramenta permitiu o custeio da passagem do convidado principal do evento, o fundador da Massa Crítica, Chris Carlsson, bem como de despesas diversas de realização, tendo também o apoio de diferentes órgãos da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, na cessão de locais e infraestrutura.

O evento recebeu seis painéis de discussão, sobre os temas Mobilidade Urbana, Cicloativismo, Economia, Ciclismo Esportivo, Cicloturismo e a evolução do Plano Diretor Cicloviário Integrado de Porto Alegre, reunindo especialistas nas respectivas temáticas. O fórum abrigou também mais de 40 oficinas autogestionadas, trazendo temas diversos como Cycle Chic, ciclismo veicular, transporte de cargas por bicicleta, mecânica básica de bicicletas, comunicação não-violenta, cicloturismo, a bicicleta em projetos sociais, alimentação para o atleta de ciclismo, ciberativismo, a bicicleta no ponto de vista jurídico, entre outros, tendo uma média de público de cerca de 30 espectadores por oficina. Houve também duas exposições temáticas, de fotos e de bicicletas antigas, além da realização de três passeios guiados a diferentes pontos turísticos da capital gaúcha e um show de encerramento com as bandas Apanhador Só e Bandinha Di-dá-dó. Todas essas atividades reuniram um público de cerca de 7 mil pessoas nos quatro dias de realização do Fórum.

 http://www.facool.com.br/recomenda/tag/pedalar+para+transformar


ter saúde é andar pelo caminho do meio


A objeção, 
o desvio, 
a desconfiança alegre,
 a vontade de troçar 
são sinais de saúde: 
tudo o que é absoluto
 pertence à patologia.

Friedrich Nietzsche

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013


Chega sempre a hora em que não basta apenas protestar:
 após a filosofia, a ação é indispensável.

inspira canto


RECEITA



Suco Relaxante

Ingredientes:
cascas de 1 maçã;
1 colher (sopa) de camomila;
½ xícara de suco de maracujá;
2 xícaras de água;
2 colheres de mel de abelha ou adoçante.

Preparo:
Ferver a casca da maçã por aproximadamente 10 minutos, após o tempo determinado desligue o fogo e adicione a camomila. Deixe a solução descansando por alguns minutos e coe. Adicione a solução resultante no liquidificador juntamente com o suco de maracujá e alguns cubos de gelo e bata bem.

Todos os ingredientes utilizados possuem propriedades calmantes e sedativas que ajudam a relaxar, uma vez que aliviam as tensões, diminuem a ansiedade e o estresse. Utilize essa receita pelo menos 3 vezes na semana e garanta uma melhor qualidade de vida livre dos nervosismos e tensões do dia-a-dia.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013


UNIVIDA


O UNIVIDA é um Curso Superior de Extensão desenvolvido pela Universidade do Vale do Itajaí e que atua junto à comunidade desde 2000, direcionado para pessoas acima de 40 anos de idade com o objetivo de promover o envelhecimento saudável e atuação voluntária dos participantes.
Este curso permite a atualização nas seguintes áreas:


•    Atualidades em Saúde;

•    Psicologia das Relações Humanas;
•    Cidadania;
•    Nutrição;
•    Turismo na Atualidade;
•    Temas atuais;
•    Tópicos em Voluntariado;
•    Empreendedorismo;
•    Envelhecimento e Qualidade de Vida;
•    Atuação Voluntária;
•    Informática (optativa).

O curso tem duração de quatro semestres (dois anos) e as aulas acontecem todas as terças e quintas-feiras, das 14h às 17hs.



Inscrições abertas!!! 

Até dia 05 de março você poderá fazer sua inscrição na UNIVALI - Campus de Itajaí na Coordenação de Psicologia, Bloco F2 - sala 401-6 - 4º andar. 



Contato

Telefone: (47) 3341-7935 – 14hs às 17hs (Daniela);
Celular: (47) 9609-6020 (Prof. Kátia Ploner);

Site: www.univali.br/univida.


Venha participar da nossa aula inaugural do Univida, aberta ao público, que será realizada dia 07/03/2012 (quinta-feira) às 14hs no Auditório IV, bloco E1, na Univali, Itajaí-SC. 

Daniela Ariño - Estágiaria UNIVIDA

domingo, 17 de fevereiro de 2013

REFLEXÃO NATURAL DAS COISAS do talentoso Eni Carajá

REFLEXÃO NATURAL DAS COISAS

Eni Carajá Filho – Fevereiro de 2013

Troncos firmes madeira reta visual promissor
Atlântica mata que surge unida a ofertar
Vista singela de uma evocação natural que rompem retas.
Contemplação de fundo de vale e ranchos separados.

Oásis tremido na salobra água a correr nas rochas
Corredeiras intermináveis ditam onde poderemos chegar
Escadas de peixes em piracema proteger é a ordem.
Partirei neste amor e a bandeira encampar.

Mas esse assumir não significa apenas plataforma ou mero amor
É o risco na proteção integral, ambiente não tem dono.
Somos todos responsáveis bem antes dos modos de produção capitalista.
Depredação combater, menos poluição comemorar, avançaremos.

Digo aqui com clareza não ataque a mãe natureza
O que expresso não é um lamento nem sequer desabafo, já somos grandes.
É o alerta social de que tudo poderemos mudar.
Desde que respeitemos o divino sagrado sem a terra profanar.

Natureza que singela não convive com ganância destruição
Quando isso ocorre insuportável desastre não impediremos, não são naturais.
Meteoros explodindo, terra, água fogo e ar, e nós.
Vulcões em larvas, São Paulo alagada, cidades morrendo.

Preservar conservar pura vida no planeta, não emitir gazes tóxicos.
Tratar resíduo sólido, reciclar reutilizar ganhar.
Nestas praias limpas de água transparente, o Brasil vai gozar.
Extenuar de prazer, sem efeito estufa Einstein relativizou em teoria.

Maresias maremotos, terremotos, ciclones, tufão, tem sido realidade.
Se todos fizermos nossa parte não colecionaremos negatividade.
Mas se apronta todo dia nem do aterro tu cuidou e da água agonizou
Povos entristecidos Belo Monte. Nativos caboclos choram pela terra.

Sei que temos solução, ciência e tecnologia com saúde.
Trabalhar com energia limpa, radiação não fabricar.
Baixar a camada de ozônio aquele rancho preservado
Flores, faunas, frutos sementes e ser humano basta de agrotóxicos.

Mata ciliar parte da floresta e sem limite observar
Interesseiros, latifundiários, grandes fazendeiros em vigilância.
Cobrar responsabilidades e pagamento severo de seus crimes.
Monocultura sugadora de água novos hábitos há que haver.

As encostas enfeitadas de lixo objeto tornou feio e estimula erosão
Chumbo, mercúrio esgoto a céu aberto alguém combinou isso.
O gestor do meio ambiente não age pela nação.
Pedras rolam e não cantam prédios caem sem avisar.

Casa e luz para todos combater o êxodo rural promovendo políticas
Gado novo e robusto vida plena com qualidade alcançar
Estamos exigindo pouco os homens vieram depois
Não toques no meu direito completo, querem respirar vida.

Nosso consumo está doido, gente acumula alimento
Supérfluo, inservível e transgênico amoitado.
Queimadas assassinas a cidade e o campo tu promoves
Já descobri de firme jeito momento é de união pelo respeito.

MOMENTO DE SABEDORIA


"O que quer que você faça na sua vida será insignificante,
mas é muito importante que você faça,
porque ninguém mais o fará! "

Mahatma Gandhi, foi um líder e pacifista indiano, que lutou pela independência da Índia e por seu esforço foi criado o Estado muçulmano do Paquistão.

Grande Mobilização Nacional do dia 7 de abril


BRINCAR É A MAIS BELA FORMA DE ENSINAR


"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, comexercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."
Carlos Drummond de Andrade

2º FÓRUM MUNDIAL DA BICICLETA DE 21 a 24 de fevereiro de 2013


NISE CHOCOU: RECUSOU-SE A DAR CHOQUE

108 anos do nascimento de Nise da Silveira
Nise Magalhães da Silveira nasceu no dia quinze de fevereiro de 1905, às 2 horas e 10 minutos da madrugada, em Maceió, Alagoas. Em Maceió, no centro da cidade. A rua Frechal de Cima.(...)
 O nome foi retirado de um poema de Cláudio Manoel da Costa, um libertário poeta da Insurreição Mineira. Na obra de Cláudio, Nise ocupa um lugar altamente significativo. Dos sonetos em número de cem, dezesseis falam diretamente de Nise.
 
A Nise apresentada é uma mulher desejada e inatingível (lopes, 1975; silveira, 2003; melo júnior, 2007).
O nome aparece em outros três poemas de Camões e no trecho do canto segundo de Os Lusíadas, XX (camões, 1869): “Salta Nise, Nerine se arremessa”.
Em Os Lusíadas, Nise era o nome de uma ninfa do mar que encantava os viajantes.
Vários autores falam que é um anagrama de Inês de origem grega e que no cristianismo, designava castidade e pureza, sendo confundida com os nomes latinos Agnes ou Agnus.
A Nise greco-romana, com significado de “cruel”, “tirana”, “insensível”, é mais flagrante oposição à cândida Inês do cristianismo ou a Nise pastora inatingível da Arcádia de Cláudio Manuel da Costa (lopes, 1975).
Spinoza, em seu Tratado de gramática hebraica, diz que nomes são destinos.
 Nise, quando indagada sobre um nome para um livro autobiográfico, respondeu: Uma psiquiatra libertária.
Era filha de um casal amante das artes e pertenceu a uma elite politizada que combatia as oligarquias que se perpetuavam no poder em Alagoas.
Seu pai era o professor e jornalista Faustino Magalhães da Silveira e sua mãe, a pianista Maria Lydia da Silveira.NISE CHOCOU: RECUSOU-SE A DAR CHOQUE

Hoje é dia lembrar o nascimento da psiquiatra alagoana. Em vez de quilos de remédios e eletrochoques, ela preferiu dar tin
ta, pincel e barro aos pacientes. Fundou o Museu de Imagens do Inconsciente

Enciclopédia Nordeste: Biografia de Nise da Silveira - 
http://migre.me/dg0gA