Foto: Ascom/MDA
19/11/2012 04:57
Será lançada nesta quarta-feira (21) a campanha Brasil Orgânico e
Sustentável, apoiada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) com o
objetivo de ampliar a produção e o consumo consciente de produtos orgânicos e
sustentáveis, principalmente aqueles com os selos de produtos orgânicos, da
agricultura familiar, do comércio justo e solidário e com indicação geográfica.
O lançamento ocorrerá no Rio de Janeiro, na Marina da Glória, dia de abertura
da Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária – Brasil Rural e
Contemporâneo.
A campanha pretende levar esses produtos para as cidades-sede da Copa do
Mundo de 2014 e integra o Projeto Brasil Orgânico e Sustentável, coordenado
pelo MDA. A ideia principal é fazer com que alimentos, bebidas, cosméticos e
artesanato sejam vendidos em hotéis, pousadas, bares, restaurantes,
supermercados e outros espaços comerciais localizados nas cidades brasileiras
onde acontecerão os jogos.
Em setembro de 2012, a campanha ganhou sua entidade gestora: a
Associação Brasil Orgânico e Sustentável (Abrasos), formada por agricultores
familiares, setor empresarial e sociedade civil. "Empresas do setor,
cooperativas e instituições de apoio e fomento relacionadas ao setor se
articularam e vão participar dessa coordenação por meio da Abrasos, que reúne
agricultura familiar e produção sustentável e orgânica", explica o diretor
do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da
Agricultura Familiar (SAF/MDA), Arnoldo de Campos.
O diretor afirma que a partir do lançamento a campanha terá mais agentes
dividindo responsabilidades e que o MDA continuará liderando a discussão no
governo federal, além de promover o diálogo com o setor privado e organizações
não governamentais.
Arnoldo de Campos destaca que a campanha vai integrar a estratégia de
comunicação do governo federal para a Copa de 2014 e, por isso, ganhará reforço
e participação mais ativa do Ministério dos Esportes (que coordena as
atividades oficiais da Copa do Mundo no Brasil) e da Secretaria de Comunicação
da Presidência da República (Secom).
Atividades
As atividades em torno da campanha Brasil Orgânico e Sustentável têm sido coordenadas pela Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA) em parceria com o portal Planeta Orgânico.
As atividades em torno da campanha Brasil Orgânico e Sustentável têm sido coordenadas pela Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA) em parceria com o portal Planeta Orgânico.
Inicialmente criada com o nome Copa Orgânica e Sustentável, a campanha
surgiu com o objetivo de potencializar o conceito de consumo consciente. Ela é
voltada para garantir oportunidades de negócios e promover a inserção de
produtos orgânicos e sustentáveis da agricultura familiar no mercado turístico,
durante a Copa de 2014. Ao longo do ano de 2012, as cidades estão se
organizando para reunir informações referentes às potencialidades da oferta em
cada estado sobre cooperativas e produtos que poderão ser oferecidos para
hotéis, bares e restaurantes durante o evento.
Estima-se que a campanha possa beneficiar cerca de 400 mil famílias de
agricultores familiares, povos tradicionais, extrativistas, ribeirinhos e
quilombolas. Arnoldo de Campos afirma que o setor empresarial já demonstra
grande interesse na campanha, mas a participação efetiva começa agora, com o
lançamento oficial. A campanha deverá trazer para o Brasil um forte legado que
inclui consumo mais consciente e sustentável, práticas sustentáveis na produção
agropecuária e no meio ambiente, além da consolidação da oferta de produtos
sustentáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário