domingo, 17 de março de 2013


Oficina de Educação Popular em Saúde, acontecerá nos dias 19 e 20 de março em Brasília, promovida pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES), a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde e os coletivos do movimento de educação popular em saúde (Aneps, Anepop, GT Abrasco e Rede). Ela é fruto de uma construção iniciada no final do ano passado, quando a SGTES explicitou o interesse de fortalecer a perspectiva da educação popular em suas iniciativas de formação. Neste sentido, ela corresponde a um anseio antigo do movimento da educação popular em saúde, que vem lutando para que a educação popular esteja mais presente no Sistema Único de Saúde.
No processo inicial de institucionalização da educação popular no Ministério da Saúde, foi justamente na SGTES que a educação popular se institucionalizou na Coordenação de Ações Populares de Educação na Saúde (2003). Com posteriores mudanças, anos depois, nos gestores do Ministério, com a saída da equipe do SGTES comandada por Maria Luiza Jaeger, a Coordenação de Educação Popular foi transferida para a SGEP e, por muitos anos, não houve interlocução mais efetiva com as iniciativas da SGTES. Mesmo assim, muito se caminhou com a formulação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde, atualmente em fase final de aprovação. Para nossa alegria, a nova coordenação da SGTES é muito aberta para a educação popular. Isto está criando uma promissora perspectiva de uma maior presença da educação popular em todas as ações educativas realizadas no SUS.
Esta Oficina é uma iniciativa para pensar os caminhos desta maior articulação da SGTES na Política Nacional de Educação Popular em Saúde. Será um encontro com cerca de 70 representantes dos diversos coletivos do movimento da educação popular em saúde, de companheiros do Ministério já envolvidos com esta Política e representantes da SGTES. Ela foi delineada em três reuniões, realizadas este ano, com pessoas dos movimentos, SGTES e SGEP. Foram pensados os seguintes objetivos para ela:
1) Fortalecer a perspectiva da educação popular nos diversos processos educativos voltados para os trabalhadores de saúde que vêm sendo implementados no SUS, buscando a transformação das práticas de saúde no sentido de valorizarem os saberes, iniciativas, interesses e condições de vida da população;
2) Fortalecer um conjunto de iniciativas de apoio e orientação, a partir dos saberes da educação popular, das práticas educativas realizadas nos diversos serviços do SUS, que hoje acontecem a partir de iniciativas isoladas e desarticuladas de profissionais e secretarias de saúde;
3) Apoiar as iniciativas educativas desenvolvidas pelos movimentos e práticas de educação popular em saúde.

Será uma Oficina muito importante para o fortalecimento da educação popular no SUS. Contamos com sua presença.
Um Abraço:
Vera Dantas
Simone Leite
Eymard Vasconcelos
José Ivo Pedrosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário