sexta-feira, 22 de março de 2013

Hora do Planeta 2013 será neste sábado 23 de março

Hora do Planeta 2013 será neste sábado
Com evento, entidade ambientalista convida sociedade a apagar as luzes em todo o mundo para refletir sobre aquecimento global
Portão da Índia, em Nova Délhi, antes e durante participação na Hora do Planeta 2012
Pelo quinto ano consecutivo, o World Wildlife Fund (WWF-Brasil) promove o movimento global Hora do Planeta. No dia 23 de março, das 20h30 às 21h30 no horário de cada país, espera-se que milhões de pessoas ao redor do mundo apaguem as luzes em um ato simbólico, não para economizar energia, mas para que promover uma reflexão sobre o aquecimento global e os problemas ambientais que a humanidade enfrenta.
Desde 2009, um número crescente de cidades, empresas e pessoas no Brasil aderiu ao movimento, apagando as luzes de seus monumentos, escritórios ou casas e organizando atividades especiais para mostrar apoio na batalha contra as mudanças climáticas. Em 2012, mais de 130 municípios brasileiros aderiram oficialmente ao evento.

Monumentos como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, e a Ponte Estaiada, em São Paulo, tiveram as luzes desligadas durante 60 minutos.

Pelo mundo, personalidades como o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela e os astronautas então a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) também manifestaram apoio à campanha em 2012.

Neste ano, o evento também convida empresas, governos e sociedade a uma reflexão: "O que você faria para salvar o planeta?".

Dia Mundial da Agua em Itajaí/SC

2º Edição do evento “Juntos Pelo Rio”:

LOCAL: CENTRO COMERCIAL PORTUÁRIO (Ao lado da Marejada) 

Dia 22 de março de 2012 (Sexta -feira)

14h Abertura exclusiva para escolas agendadas.
Oficinas. 
Exposições de fotos. 
Exposição Trabalhos artísticos. 
Instruções náuticas. 
Palestras. 
Distribuição de material educativo. 
Atividades lúdicas de Educação ambiental. 
17h Retorno dos alunos às suas escolas.

 


dia  23 de março de 2012 (Sábado)

7h30 Instruções da logística da limpeza aos voluntários.
8h30 Início da limpeza do Rio Itajaí-Açú em pontos de coleta.
8h30 Abertura das atividades para a comunidade.
Feira de adoção de animais.
Oficinas.
Exposições de fotos.
Exposição Trabalhos artísticos.
Instruções náuticas.
Palestras.
Distribuição de material educativo.
Atividades lúdicas de Educação ambiental.
12h Encerramento das atividades.

22 dia Mundial da Água

 
Neste ano de 2013 foi declarado pelas Nações Unidas (ONU) o “Ano Internacional de Cooperação pela Água”.
O objetivo deste Ano Internacional é conscientizar sobre a necessidade de cooperação por esse recurso e sobre os desafios no que diz respeito à gestão da água. 

Sobre o Dia Mundial da Água

Um dia internacional para celebrar a água foi recomendado no ano de 1992 na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED), assim foi definido 22 março de 1993 como o primeiro Dia Mundial da Água.
Cada ano, a data destaca um aspecto específico da água.

Assim, o Dia Mundial da Água é realizado anualmente em 22 de Março, como forma de chamar a atenção para a importância da água e defender o manejo sustentável deste recurso.

quinta-feira, 21 de março de 2013

vejo vir vindo no vento o cheiro da nova estação...


Hai-Kai de Outono


Uma borboleta amarela?
Ou uma folha seca
Que se desprendeu e não quis pousar?



Mario Quintana
Inscrições presenciais e pela internet.

21 de Março - Dia Internacional contra a Discriminação Racial

No dia 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular.

No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a ONU – Organização das Nações Unidas – instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. 


O Artigo I da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial diz o seguinte:



"Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública" 



O racismo se apresenta, de forma velada ou não, contra judeus, árabes, mas sobretudo negros. No Brasil, onde os negros representam quase a metade da população, chegando a 80 milhões de pessoas, o racismo ainda é um tema delicado. 



Para Paulo Romeu Ramos, do Grupo Afro-Sul, as novas gerações já têm uma visão mais aberta em relação ao tema. “As pessoas mudaram, o que falta mudar são as tradições e as ações governamentais”, afirma Paulo. O Grupo Afro-Sul é uma ONG de Porto Alegre, que promove a cultura negra em todos os seus aspectos. 


Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD – em seu relatório anual, "para conseguir romper o preconceito racial, o movimento negro brasileiro precisa criar alianças e falar para todo o país, inclusive para os brancos. Essa é a única maneira de mudar uma mentalidade forjada durante quase cinco séculos de discriminação”. 

Aproveite esta data para refletir: 

você tem ou já teve atitudes racistas?
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/pwdtcomemorativas/default.php?reg=3&p_secao=59


VII Encontro do Mops Sergipe


VII Encontro do Mops Sergipe de 22 a 24 de março de 2013 na UFS, programação:
VII ENCONTRO ESTADUAL DA ARTICULAÇÃO NACIONAL DA EDUCAÇÃO POPULAR E SAÚDE - ANEPS/SERGIPE E IV ENCONTRO DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES DE SAÚDE;

Programação

Local: Campus UFS- São Cristóvão
Data: 22/03/2013, sexta-feira
- Tarde
- 17:00 às18: 00 - Credenciamento
- 19:00 - Abertura
- Fala de boas vindas (Coordenadores/as do evento)
- 19h15 min - Dinâmica de acolhimento e atividade cultural

Data: 23/03/2013, sábado

- Manhã

- 06:00 às 07h00min - Alvorada/ Desperta Corpo;

- 07:00 às 08:00 - Café

Dia Internacional das Florestas


Hoje, 21 de março, é o Dia Internacional das Florestas 
e vamos agitar as redes sociais para que mais brasileiros conheçam 
e abracem a lei do desmatamento zero.
Assine a petição pelo Desmatamento Zero:


21 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE D


Hoje comemoramos o Dia Internacional da Síndrome de Down.


A Síndrome de Down é um distúrbio genético que pode afetar qualquer raça, sexo ou etnia, e este distúrbio ocorre durante a divisão celular do embrião. 

Em uma célula normal de um ser humano, existem 46 cromossomos divididos em 23 pares, já a pessoa que nasce com Síndrome de Down possui 47 cromossomos.


Você conhece ou tem algum amigo com Síndrome de Down?

Se não conhece, pelo menos já deve ter ouvido falar que todos que nascem com essa síndrome, possuem características iguais como os olhinhos puxados, além do processo de aprendizado que requer um pouco mais atenção.

Infelizmente, hoje em dia ainda há muito preconceito. Uma das ações que podemos contribuir para diminuir a exclusão da pessoa com síndrome de Down é o convívio social. Se você conhece, ou venha a conhecer alguma criança com Down, faça com que ela se sinta a vontade em meio aos seus outros amigos seja na escola, ou em qualquer outro lugar.

É muito importante a inclusão social dessas crianças. Elas são assim como outras, brincam, estudam, aprendem, porém são especiais. A criança que nasce com este distúrbio genético deve ser muito amada, estimulada pelos pais, irmãos, amigos para que assim, ela possa desenvolver todo seu potencial.

O Dia Internacional da Síndrome de Down, 21/3 está chegando e o Brasil é campeão em número de celebrações. Confira a programação em todo país no site da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down - FBASD e participe! http://www.federacaodown.org.br/site/index.php/component/jevents/month.calendar/2013/03/14/-.html
O Dia Internacional da Síndrome de Down, 21/3 está chegando e o Brasil é campeão em número de celebrações. Confira a programação em todo país no site da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down - FBASD e participe!http://www.federacaodown.org.br/site/index.php/component/jevents/month.calendar/2013/03/14/-.html

domingo, 17 de março de 2013



Oficina de Educação Popular em Saúde, acontecerá nos dias 19 e 20 de março em Brasília, promovida pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES), a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde e os coletivos do movimento de educação popular em saúde (Aneps, Anepop, GT Abrasco e Rede). Ela é fruto de uma construção iniciada no final do ano passado, quando a SGTES explicitou o interesse de fortalecer a perspectiva da educação popular em suas iniciativas de formação. Neste sentido, ela corresponde a um anseio antigo do movimento da educação popular em saúde, que vem lutando para que a educação popular esteja mais presente no Sistema Único de Saúde.
No processo inicial de institucionalização da educação popular no Ministério da Saúde, foi justamente na SGTES que a educação popular se institucionalizou na Coordenação de Ações Populares de Educação na Saúde (2003). Com posteriores mudanças, anos depois, nos gestores do Ministério, com a saída da equipe do SGTES comandada por Maria Luiza Jaeger, a Coordenação de Educação Popular foi transferida para a SGEP e, por muitos anos, não houve interlocução mais efetiva com as iniciativas da SGTES. Mesmo assim, muito se caminhou com a formulação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde, atualmente em fase final de aprovação. Para nossa alegria, a nova coordenação da SGTES é muito aberta para a educação popular. Isto está criando uma promissora perspectiva de uma maior presença da educação popular em todas as ações educativas realizadas no SUS.
Esta Oficina é uma iniciativa para pensar os caminhos desta maior articulação da SGTES na Política Nacional de Educação Popular em Saúde. Será um encontro com cerca de 70 representantes dos diversos coletivos do movimento da educação popular em saúde, de companheiros do Ministério já envolvidos com esta Política e representantes da SGTES. Ela foi delineada em três reuniões, realizadas este ano, com pessoas dos movimentos, SGTES e SGEP. Foram pensados os seguintes objetivos para ela:
1) Fortalecer a perspectiva da educação popular nos diversos processos educativos voltados para os trabalhadores de saúde que vêm sendo implementados no SUS, buscando a transformação das práticas de saúde no sentido de valorizarem os saberes, iniciativas, interesses e condições de vida da população;
2) Fortalecer um conjunto de iniciativas de apoio e orientação, a partir dos saberes da educação popular, das práticas educativas realizadas nos diversos serviços do SUS, que hoje acontecem a partir de iniciativas isoladas e desarticuladas de profissionais e secretarias de saúde;
3) Apoiar as iniciativas educativas desenvolvidas pelos movimentos e práticas de educação popular em saúde.

Será uma Oficina muito importante para o fortalecimento da educação popular no SUS. Contamos com sua presença.
Um Abraço:
Vera Dantas
Simone Leite
Eymard Vasconcelos
José Ivo Pedrosa
sobre a aplicação de Reiki após a sintonização:

"Se existirem muitos bloqueios no seu corpo de energia, pode demorar mais tempo a estabelecer um fluxo pleno, pelo que pode começar a ter gradualmente algumas sensações após poucas semanas ou meses - desde que utilize o Reiki. Se desistir imediatamente, é pouco provável que se liberte suficientemente dos bloqueios para que ele possa fluir plenamente. Ainda tem a capacidade de canalizar Reiki, simplesmente não está a usá-lo."

-in "Reiki para a Vida" por Penelope Quest

terça-feira, 12 de março de 2013


doe sangue doe vida

O sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo, levando oxigênio e nutriente a todos os órgãos.
Existem especialidades que estudam o sangue. A Hemoterapia é a ciência que estuda o tratamento de doenças utilizando o sangue.

retribua à vida com esta gentileza...
os tipos sanguíneos mais necessários O- B- e AB-
O HEMOSC passou a ser o Hemocentro Coordenador, tendo como unidades auxiliares os Hemocentro Regionais, localizados nos municípios pólos de Santa Catarina. Atualmente, o HEMOSC coordena a Hemorrede Pública do Estado de Santa Catarina, composto por cinco Hemocentros Regionais, sendo eles localizados em Lages, Joaçaba, Chapecó, Criciúma, Joinville e Blumenau.

Cronograma de Coleta Externa
 Blumenau

12/03/2013 - Rio do Sul
Local: Antigo Banco de Sangue de Rio do Sul
Horário: 10h às 12h e 13h30 às 16h
(Com atendimento de 60 doadores)

19/03/2013 - Rio do Sul
Local: Antigo Banco de Sangue de Rio do Sul
Horário: 10h às 12h e 13h30 às 16h
(Com atendimento de 60 doadores)

26/03/2013 - Rio do Sul
Local: Antigo Banco de Sangue de Rio do Sul
Horário: 10h às 12h e 13h30 às 16h
(Com atendimento de 60 doadores)

 Florianópolis

12/03/2013 - Itajai
Local: em frente ao Hospital Marieta Konder Bornhausen 
Horário: 08:00 às 11:30 hs - distribuição de 50 senhas
13:30 às 16:30 hs - distribuição de 50 senhas

19/03/2013 - Palhoça
Local: Pátio da UNISUL - Pedra Branca
Horário: 08:00 às 11:30 hs - distribuição de 50 senhas
13:30 às 16:30 hs - distribuição de 50 senhas

26/03/2013 - Itajai
Local: em frente ao Hospital Marieta Konder Bornhausen
Horário: 08:00 às 11:30 hs - distribuição de 50 senhas
13:30 às 16:30 hs - distribuição de 50 senhas

04/04/2013 - Itajai
Local: em frente ao Hospital Marieta Konder Bornhausen
Horário: 08:00 às 11:30 hs - distribuição de 50 senhas
13:30 às 16:30 hs - distribuição de 50 senhas

09/04/2013 - Itajai
Local: em frente ao Hospital Marieta Konder Bornhausen
Horário: 08:00 às 11:30 hs - distribuição de 50 senhas
13:30 às 16:30 hs - distribuição de 50 senhas

11/04/2013 - Itajai
Local: em frente ao Hospital Marieta Konder Bornhausen
Horário: 08:00 às 11:30 hs - distribuição de 50 senhas
13:30 às 16:30 hs - distribuição de 50 senhas

 Lages

12/03/2013 - Correia Pinto
Local: UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE – Bairro: CENTRO
Horário: das 09:00 às 11:30 e das 14:00 às 16:30h
Serão distribuídas: 50 senhas pela manhã e 50 senhas à tarde.

19/03/2013 - Pouso Redondo
Local: UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE – Bairro: CENTRO
Horário: das 09:30 às 11:30 e das 14:00 às 16:30h
Serão distribuídas: 50 senhas pela manhã e 50 senhas à tarde.

26/03/2013 - Bom Retiro
Data:26/03/2012
Local: UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE – Bairro: CENTRO
Horário: das 09:00 às 11:30 e das 14:00 às 16:30h
Serão distribuídas: 40 senhas pela manhã e 60 senhas à tarde.

http://www.hemosc.org.br
RESPEITO NÃO TEM COR NEM RAÇA, TEM CONSCIÊNCIA.

Racismo é o conjunto de teorias e crenças que estabelecem uma hierarquia entre as raças e etnias. É uma doutrina ou sistema político fundado sobre o direito de uma raça (considerada pura ou superior) de dominar as outras. Por fim, é um preconceito extremado contra indivíduos pertencentes a uma raça ou etnia diferente, considerada inferior. (Fonte: site STJ)


A Constituição Federal no seu Art. 5° inciso XLII determina que "a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito de reclusão nos termos da lei".

sexta-feira, 8 de março de 2013


2º Encontro por uma Educação Libertária

Participem!

Sabe-se que atualmente, e ao longo da história, a escola, como instituição de ensino-aprendizagem dedica-se a reproduzir, mesmo que inconscientemente, as estruturas de autoridade, dominação e exploração, doutrinando os alunos a se tornarem dóceis repetidores e determinando seus comportamentos. A educação libertária busca uma transformação ao despertar nos indivíduos a consciência da necessidade de uma filosofia social diferente. Em detrimento a isto o Coletivo de Educação Libertária de Sapiranga organizou um encontro em 2012 que possibilitasse a discussão a agregação de novos conhecimentos e ações frente a esta problemática. Não podemos parar, por isto, em 2013, contamos com todos aqueles que se interessam, para continuarmos à construir.

O II Encontro por uma Educação Libertária surge este ano tendo como diferencial a possibilidade dos participantes inscreverem trabalhos que poderão ser socializados no decorrer do mesmo.

As inscrições dos trabalhos podem ser feitas em três categorias, respeitando os eixos temáticos sugeridos, com a finalidade de uma melhor organização.

EIXOS TEMÁTICOS:
Os eixos temáticos sugeridos visam organizar em questões de ordem cronológica os assuntos abordados.

# PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO LIBERTÁRIAS NO PASSADO

# PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA CONTEMPORÂNEAS

# PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA PARA O FUTUTRO

# PRÁTICAS LIBERTÁRIAS ASSOCIADAS
Neste eixo queremos abordar práticas libertárias que não estejam necessariamente focadas na educação, como amor libertário, a luta pelo direito ao Aborto e demais temáticas que visem a liberdade do sujeito.

CATEGORIAS:

# ARTIGO ACADÊMICO
Artigos com ou sem referencial teórico que visem a disseminação das ideias de educação ou qualquer outra pratica libertária.

# REGISTRO ALTERNATIVO
O registro alternativo tem como objetivo apresentar formas de trabalhos que não sejam consideradas artigos, como poesias, textos, cartas, etc...

# VÍDEOS INDEPENDENTES
Vídeos que registrem ou mostrem experiências voltadas para a prática libertária.

As inscrições para os trabalhos ocorrerão até o dia 15/02/201.
Os trabalhos devem ser enviados para o endereço de e-mail:
edukalibertaria@gmail.com ou educacaolibertaria@bol.com.br.
Data: 9 de Março de 2013
Local: Sapiranga/RS
Realização: Coletivo de Educação Libertária de Sapiranga.

Com licença poética
Adélia Prado

Quando nasci um anjo esbelto,
desses que tocam trombeta, anunciou:vai carregar
bandeira.
Cargo muito pesado pra mulher,esta espécie ainda envergonhada.
Aceito os subterfúgios que me cabem,sem precisar mentir.
Não sou feia que não possa casar,
acho o Rio de Janeiro uma beleza e
ora sim, ora não, creio em parto sem dor.
Mas o que sinto escrevo.
Cumpro a sina.Inauguro linhagens, fundo reinos
— dor não é amargura.
Minha tristeza não tem pedigree,
já a minha vontade de alegria,
sua raiz vai ao meu mil avô.
Vai ser coxo na vida é maldição pra homem.
Mulher é desdobrável.
Eu sou
Seminário de capacitação organizado pelo IBASE com 20 jovens de Campo Grande e do Santa Marta tendo como temas e mote Juventude, Direito à Cidade e Justiça Ambiental.
 
O projeto CIDADE, MUDANÇAS CLIMÁTICAS E AÇÃO JOVEM desenvolvido pelo IBASE em parceria com o Grupo Eco (Santa Marta) e IFHEP (Campo Grande) tem como período de desenvolvimento 2011-2015 e é apoiado pela AIN - Ajuda da Igreja Norueguesa, tendo como ações sensibilizar, engajar e mobilizar jovens moradores destas localidades no levantamento das questões urbanas, sociais e ambientais destas localidades para desenvolver campanhas que tenham como temas gerais Direito à Cidade, Justiça Ambiental e Juventude, considerando as importantes transversalidades de gênero, raça/etnia e mudanças climáticas.
 
O EVENTO
 
Durante os dias 08, 09 e 10 de marco de 2013, 20 jovens (10 de cada território) e a equipe técnica do IBASE se reunião com palestrantes convidados para dar o pontapé inicial no processo de desenvolvimento das campanhas, passando pelos grandes temas acima citados e por uma oficina de marketing social e estratégias de campanhas sociais.
 
PROGRAMAÇÃO
 
SEXTA - 08/03: Marina e Max
 
Entre 20h30 e 21h30: chegada e jantar
21h30 às 22h30: apresentação dos participantes e dos objetivos do seminário; breve apresentação sobre as atividades de 2012 e avaliação em grupo.
SÁBADO - 09/03: Convidados
 
08h30 às 09h: Apresentação de sistematização das impressões iniciais sobre os temas agrupando as tarjetas em visualização móvel. Trabalho prévio de Marina e Max.
09h às 11h: Apresentação/Oficina sobre Justiça Ambiental (Sérgio Ricardo)
11h às 13h: Apresentação/Oficina sobre Direito à Cidade (Maria Elena)
13h às 14h: almoço
14h às 15h: debate sobre relação de Juventude com os temas apresentados (Patrícia Lanes)
15h às 18h: Apresentação/Oficina sobre campanhas sociais (Nádia Rebouças)
DOMINGO - 10/03: Marina e Max
10h às 10h30m: alinhamento do dia anterior com o objetivo do encontro e construção da campanha
10h30m às 12h30m: Planejamento/Rascunho/Brainstorm sobre a campanha (objetivo, público, mensagem, meios) em linhas gerais a serem aprofundadas nos próximos passos do projeto
12h30m às 13h: Avaliação e debate sobre o seminário (dinâmica simples de: Que bom!; Que pena!; Que tal?)
13h às 17h: almoço e parte da tarde livre
17h: saída de volta ao Rio
 

SEMANA DE AÇÃO MUNDIAL 2013

SEMANA DE AÇÃO MUNDIAL 2013 - De 21 a 28 de abril – em todo o Brasil
Nem herói, nem culpado. Professor tem de ser valorizado!
Ter bons educadores e educadoras é um direito da sociedade
 
Brasil, 6 de março de 2013.
Caras e caros companheir@s de todo o Brasil,
Como já sabem de informes anteriores, em 2013 nossa Semana de Ação Mundial tratará de valorização dos profissionais da educação, com destaque para as professoras e professores.
É um tema difícil, pois o discurso de senso comum das últimas décadas tende a culpar os docentes pelos maus resultados dos indicadores educacionais; ou a vê-los simplesmente como vítimas das más condições estruturais dos sistemas educativos. Mas, se o tema da SAM 2013 representa um desafio, faremos disso uma oportunidade para discutir a ideia de que valorizar as professoras, professores e demais profissionais da educação é uma causa de todos nós, pois sem eles o Brasil não conseguirá garantir o direito humano à educação pública e de qualidade para todos!
Com o apoio e a participação de várias organizações que compõem o Comitê Técnico da SAM, nossa equipe está trabalhando na produção de materiais bem bonitos e inspiradores para subsidiar as atividades que serão realizadas em todo o Brasil entre os dias 21 e 28 de abril de 2013. Como sempre, teremos cartazes, folder e manual com orientações e sugestões de atividades, além de algumas publicações. Também teremos o blog da SAM 2013: https://semanaacaomundial2013.wordpress.com
Todo mundo pode participar! Alunos(as), professoras(es) e funcionários(as) da creche à universidade, gestores(as) e conselheiros(as), famílias, artistas, ativistas, e quem mais quiser debater a relação entre o direito de aprender e o direito de ensinar, ou seja, a importância de ter profissionais da educação realmente valorizados trabalhando nas creches e escolas públicas.
Pessoas e grupos de todo o Brasil já se cadastraram para receber os materiais da SAM. E você? O que pretende fazer em seu local? Participe! Dê sua sugestão, tire suas dúvidas, discuta suas ideias conosco. Veja abaixo como participar.
Um forte abraço de toda nossa equipe e esperamos manter intenso contato nas próximas semanas!
--------------------------------------------
Iracema Nascimento – Coordenadora Executiva
Campanha Nacional pelo Direito à Educação

FEIRA DE SAÚDE do MOPS Sergipe

 

Movimento Popular de Saúde - Sergipe
Carta Convite: FEIRA DE SAÚDE
 
Sendo o MOPS uma entidade sem fins lucrativos com sede em Aracaju, com base territorial no Estado de Sergipe e constituída para fins de representar e organizar os usuários dos serviços de saúde, bem como lutar pela qualidade de vida da população.
Tendo como objetivos promover processos potencializadores para desenvolvimento de uma compreensão mais ampla sobre saúde e discutir estratégias de fortalecimento do SUS, nesses 20 anos.
Desde 2001, o MOPS privilegia ações na área de DST/AIDS, atualmente está em andamento o projeto “Feira Segura é Juventude Saudável”, que é financiado pelo Plano de Ação e Metas 2011 (PAM 2011) da Secretaria de Saúde do Estado de Sergipe, e com as parcerias da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju, EMSURB, ACOMAF (Associação dos Comerciantes do Mercado Albano Franco), Coordenadorias Municipal e Estadual de DST/AIDS, UFS, SEIDS (Secretaria Estadual de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social), Universidade Federal de Sergipe e Universidade Tiradentes. Unira,/BA, Aneps Sergipe e de Pernambuco. Por meio dele, pretende-se atuar junto aos jovens que trabalham no Mercado Municipal de Aracaju, no seu protagonismo em ações de prevenção de DST/AIDS, com destaque para a Hepatite B, e sua inter-relação com o uso de álcool e outras drogas.
Neste sentido a Comissão Organizadora do Projeto “Feira Segura é Juventude Saudável”, a (o) convida para a FEIRA DE SAÚDE, como parte da realização do projeto a ser realizado dia 14 de março de 2013 das 8 h às 17h, com atividades da sala de saúde e dentro do Mercado Albano Franco e entre os mercados centrais de Aracaju, na Praça de Eventos em Aracaju-SE. Conforme programação em anexo.
Aracaju, 07 de março de 2013.
Atenciosamente,
Tulani Conceição da Silva Santos Simone Maria Leite Batista
Coordenadora do Projeto Coordenadora do MOPS/SE
______________________________________________________________________________
Programação da FEIRA DE SAÚDE dia 14/03/2013 das 8 às 17h
Local: Mercado Albano Franco e Área entre mercados centrais de Aracaju
· Sala de Saúde no Mercado Albano Franco;
- 8 as 10 h- Teste de glicemia (diabetes)
- 9 às 16h – Vacinação;
- 9h - Cortejo com Sons no SUS e Teatro Mops;
· Curta SUS-Apresentação vídeos educativos – área restaurantes do Mercado Albano Franco- 9 as 16 h
· Na Tenda Paulo Freire entre os mercados Albano Franco e Tales Ferraz;
- 9:30 - Sons no SUS, Apresentação teatro do Mops;
- 9 às 16h- Verificação pressão arterial;
-10:00- Roda de conversa sobre alimentação saudável- facilitador: Jorge Conceição da Uniram-Bahia;
-9 às 17h- Prática de cuidados com:
o Massagem;
o Reiki;
o Tai chi chuan;
o Acupuntura auricular;
o Alimentação saudável (com distribuição de sucos e café de passas)
14:30h-Entrega dos certificados da Oficina de Comunicação,
15h- Rodas de conversas sobre Saúde (equidade e educação Popular) com população de rua; Facilitador: Luis Carlos da SES, Jorge Conceição- Uniram/BA e Antônio Martins-Aneps Pernambuco.
· Ao lado da tenda terá no Ônibus do Programa estadual de DST/AIDS realizando o TESTE RÁPIDO DE HIV
- 9 as 16 h.

"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão"
Paulo Freire
para Associar-se à lista Aneps:



SIMONE LEITE
7988134386/32552622
Skype: simone.maria.leite.batista