terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Livro Galactolatria: mau deleite de Sonia Felipe

Galactolatria: mau deleite, lançado nas redes sociais (Olhar Animal, Vista-se, Anda, Instituto Nina Rosa e nas páginas dos defensores dos animais), este livro é o primeiro trabalho de pesquisa, no Brasil, sobre as implicações – éticas, ambientais e nutricionais – da extração do leite bovino e seu consumo por humanos.

Nas mais de 300 páginas, com o mesmo rigor que caracteriza seus livros anteriores, a filósofa Sônia T. Felipe apresenta dados e informações às quais os galactômanos (consumidores de leite e laticínios) geralmente não têm acesso nos meios de comunicação, nos quais o leite é idolatrado. Esses dados foram coletados (ao longo dos últimos dez anos) de uma vasta bibliografia (médica, técnica e filosófica) reveladora da verdadeira natureza do que hoje se ingere com o nome de leite.

No capítulo 1, Galactoética, a autora aborda a ética animal, o sofrimento das vacas e vitelos que compõem o rebanho bovino feminino e infantil explorado pela indústria de laticínios, carne de vitelos, rações

pet e carnes de hambúrguer. No capítulo 2, Galactopoese, é tratada a composição natural do leite e feita a comparação dos leites de diferentes fêmeas, mostrando que cada espécie tem uma fórmula única de compor os nutrientes do leite destinado à alimentação dos respectivos recém-nascidos. No capítulo 3, Galactogenia, são abordadas a literatura médica contrária ao consumo de leite bovino por humanos em qualquer idade e as mazelas e doenças associadas ao seu consumo. No capítulo 4, Galactocracia, temos os dados, país por país, continente por continente, da extração do leite bovino ao redor do mundo. O capítulo 5, Galactoclastia, dá-nos a mostra da concepção ética abolicionista e vegana que norteia a decisão de muitos brasileiros de abolir definitivamente de sua dieta os derivados do leite animal. Ao longo dos cinco capítulos, a autora apresenta os dados do gasto de grãos, cereais e água potável ingeridos pelas vacas usadas para extração do leite, e o equivalente desse montante em dejetos deixados como pegada sobre o planeta por conta do consumo humano de laticínios.

Leitura indispensável a aos vegetarianos, veganos, ambientalistas, intolerantes ao leite, diabéticos, obesos, sofredores de câncer e de cardiopatias, professores, nutricionistas, terapeutas alimentares, políticos e àqueles que procuram alimentar-se de forma saudável sem descuidar das implicações ambientais e animais de suas escolhas dietéticas. Um livro que pode fazer de suas férias uma oportunidade de tomar ciência de suas escolhas alimentares.
Galactolatria: mau deleite é uma experiência intelectual e moral que retira do consumidor a inocência, garantida até aqui apenas pelo desconhecimento da real natureza de uma dieta fundada sobre produtos laticínios.

FELIPE, Sônia T.
Galactolatria: mau deleite. Implicações éticas, ambientais e nutricionais do consumo de leite bovino. São José: Ecoânima – Edição da Autora, 2012, 304 p. [Impresso em papel Reciclato, formato 16 x 23 cm].

Pedidos: galactolatria@gmail.com Preço R$ 45,00 + Correios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário