quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

desapegue, pois é preciso deixar ir...


Busca por acupuntura no SUS cresce 429% em 5 anos

As aplicações de acupuntura feitas exclusivamente com agulhas somam mais da metade dos casos

Fernanda Bassette
Acupuntura
Creative Commons                  O acesso é oferecido principalmente nas Unidades básicas de saúde

São Paulo - O número de procedimentos de acupuntura realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o País cresceu 429% em cinco anos: em 2007 foram feitas 97.274 sessões, enquanto que neste ano, até setembro, já foram feitas 514.659 - incluindo as realizadas com agulhas, ventosas ou por eletroestimulação. As aplicações de acupuntura feitas exclusivamente com agulhas somam mais da metade dos casos: 369.320, segundo levantamento do Ministério da Saúde feito a pedido do Estado. Só no Estado de São Paulo, por exemplo, foram 39.631 atendimentos na rede pública em 2007 e 219.988 atendimentos até setembro deste ano, o que representa um acréscimo de 455%.

O acesso é oferecido principalmente nas Unidades básicas de saúde, que são responsáveis por 70% dos atendimentos, seguido por 25% dos atendimentos feitos nas unidades especializadas (ambulatórios específicos) e 5%, nos hospitais (nos cuidados paliativos).

As principais indicações são alívio da dor crônica (hérnias de disco, lombalgias, artrites, enxaquecas), melhora da função respiratória, insônia, ansiedade, depressão e redução dos sintomas como dormência e enjoos em pacientes com câncer.
O Ministério da Saúde repassou em 2011 R$ 5,6 milhões pelos procedimentos de acupuntura, incluindo as consultas, realizados nos 678 estabelecimentos que prestam o serviço pela rede pública. Neste ano, até agosto, já foram repassados R$ 4 milhões. Apesar de a prática da acupuntura já ser reconhecida pelo SUS desde 1988, o salto nos atendimentos é atribuído à implementação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), em 2006.
A medida, que tem como objetivo a prevenção, promoção e recuperação da saúde passou a oferecer à população o acesso às terapias não convencionais, o que inclui acupuntura, práticas corporais (como lian gong e tai chi chuan), homeopatia, fitoterápicos e plantas medicinais.
A medicina antroposófica e o termalismo social/crenoterapia (baseado em banhos de águas termais) também já são praticados de maneira esporádica por algumas unidades do SUS, mas ainda estão em fase de observação pelo ministério - não há repasse oficial de verba do governo.
Segundo Patrícia Sampaio Chueiri, coordenadora geral da PNPIC, os números levam em conta apenas as sessões que foram efetivamente aprovadas e pagas pelo ministério. Se for considerado o número de sessões que os Estados informam terem feito, o valor salta para 797.306, até setembro deste ano. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012


Escola de Saúde Pública (ESP-SES/RS)

História - A Escola de Saúde Pública (ESP-SES/RS) teve sua origem vinculada à Secretaria da Educação e Saúde Pública do Governo do Estado junto aos Serviços de Assistência Médico-Social , tendo como data marcante 2 de maio de 1939 segundo o Decreto nº 7.782 de 02/05/1939. Em 1954, essa Escola foi transformada em Escola de Auxiliares de Enfermagem (Decreto nº 5.027 de 30/06/1954) e em 1960, passou a denominar-se Escola de Auxiliares de Enfermagem (Lei estadual nº3.602 de 01/12/58) e finalmente, em 1962 cria-se a Escola de Saúde Pública (Decreto nº 13.812 de 11/07/62).
A partir de 1975, o projeto educativo incluiu a Especialização em Saúde Pública e em 1976, no Centro de Saúde-Escola Murialdo, foi implantada a Residência em Saúde Comunitária, caracterizando a ESP/RS como o principal centro formador de sanitaristas da Região Sul.
A ESP/RS foi diversificando suas áreas de formação/capacitação, atuando em cursos de pós-graduação, programas de residência e especialização em área profissional, cursos de aperfeiçoamento, cursos de educação profissional e em atividades de extensão, de educação permanente e de educação continuada, além de desenvolver pesquisas na área de saúde coletiva, erradicação do trabalho infantil, epidemiologia da violência, recursos humanos em saúde no RS e desigualdades em saúde.
A ESP/RS, a partir de 1999, assumiu um dos eixos estratégicos da gestão estadual do SUS no Estado do Rio Grande do Sul, formação e o desenvolvimento de pessoal de saúde e de agentes sociais para a gestão de políticas públicas de saúde, definindo seu projeto político-pedagógico como Educação em Saúde Coletiva. A partir de 2001, a ESP/RS passou a debater a educação dos profissionais de saúde no âmbito da graduação, seja com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, seja com o segmento estudantil universitário das carreiras de saúde.
Avenida Ipiranga 6311- Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Fone:(51) - 3901-1488
Parte inferior do formulário
http://www.esp.rs.gov.br

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

VII ENCONTRO MESTRES DO MUNDO

20 a 22 DE DEZEMBRO DE 2012
Limoeiro do Norte - Ceará


"Cantos e Festas do Sertão: homenagens ao centenário de nascimento de Luiz Gonzaga e 100 anos de publicação do livro Terra de Sol, de Gustavo Barroso"


1° DIA ABERTURA – quinta-feira – 20 de dezembro de 2012
MANHÃ
08:00 as 12:00
Credenciamento Recepção dos Mestres
TARDE
14:00 as 17:00
Credenciamento Recepção dos Mestres
NOITE
18:30 Centro Cultural de Limoeiro do Norte
Concentração dos grupos e mestres
19:00 Ruas de Limoeiro
Cortejo terminando com o sineiro Mestre Getúlio tocando o sino da Matriz
19:30 Praça - Arena
Abertura Institucional com autoridades
20:00 Praça - Arena
Atração Estadual: Congada – Mestre Doca Zacarias – Milagres -CE
Atração Estadual: Caninha Verde – Mestra Dona Gerta – Fortaleza - CE
Mestre Lucas Evangelista – Cordelista e Violeiro – Crateús - CE
Atração Estadual: Aboios – O Som do sertão - Grupo A Rainha e os Vaqueiros – Canindé - CE
Atração Nacional – Raimundo Sodré – Salvador - BA

2° DIA – sexta-feira – 21 de dezembro de 2012
MANHÃ
09:00 as 12:00 Local: IFCE
Roda de Mestres Corpo – Coordenadora: Lourdes Macena / Mãos – Coordenador: Mônica Emanuela Nunes / Sons – Coordenadora: Graça Martins / Oralidade – Coordenadora: Simone Castro / Sagrado – Coordenador: William Pereira
TARDE
14:00 as 17:00 Local: IFCE
CCF – Seminário: Cantos e Festas do Sertão O Sertão de Gustavo Barroso: 100 anos de “Terra do Sol” Palestrantes: Prof. João Rameres (FAFIDAM) Prof. Oswald Barroso (UECE/CNF) Mediador: Prof. Henrique Rocha (FAC/CCF)
14:30 as 17:30 Local: Local: Pousada Bastião das Tripas
Mestres - Relato de Experiências Coordenadora: Dane de Jade
NOITE
19:30 Praça - Arena
Atração Estadual: Dança de São Gonçalo – Mestre Joaquim Ferreira da Silva - Quixadá - CE
Mestre Stênio Diniz – Cordelista – Juazeiro do Norte - CE
Atração Estadual: Maneiro Pau – Mestre Cirilo – Crato - CE
Mestre Antonio Hortêncio – Rabequeiro – Varjota - CE
Atração Estadual: Alvíssaras ao Rei Luiz – João do Crato – Crato - CE
Atração Nacional: Orquestra de Tambores de Alagoas – Maceió- AL

3° DIA- ENCERRAMENTO – sábado – 22 de dezembro de 2012
MANHÃ
09:00 as 12:00 Local: IFCE
Roda de Mestres Corpo – Coordenadora: Lourdes Macena / Mãos – Coordenador: Mônica Emanuela Nunes / Sons – Coordenadora: Graça Martins / Oralidade – Coordenadora: Simone Castro / Sagrado – Coordenador: William Pereira
TARDE
14:00 as 17:00 Local: IFCE
CCF – Seminário: Cantos e Festas do Sertão A Poética Sertaneja: Luiz Gonzaga e Outros Mestres Palestrantes: Profa. Elba Braga Ramalho (UECE) Prof. Gilmar de Carvalho (UFC) Mediadora: Prof. Simone Castro (IFCE/CNF)
14:00 as 17:00 Local: Pousada Bastião das Tripas
Mestres - Relato de Experiências Coordenadora: Dane de Jade
NOITE
19:00 Praça - Igreja Matriz
Missa
20:00 Praça - Arena
Encerramento institucional com autoridades
20:30 Praça - Arena
Atração Estadual: Reisado de Couro - Mestre José Pedro – Barbalha - CE
Atração Estadual: Pastoril Nossa Senhora de Fátima – Grupo Nossa Senhora de Fátima – Maracanaú - CE
Mestre Totonho – Violino – Mauriti - CE
Atração Nacional: Lucy Alves e Banda Clã Brasil - João Pessoa - PB
Atração Nacional: Coco de Toré Pandeiro do Mestre - Recife - PE


terça-feira, 18 de dezembro de 2012


TENHA UM MINHOCÁRIO EM CASA

Ponha mãos a obra e viva uma experiência nova, mantendo um mini-minhocário doméstico, nós podemos reduzir a quantidade de lixo que enviamos ao aterro sanitário e ainda obter húmus, um material orgânico riquíssimo para adubar os vasos ou o jardim.
Um mini-minhocário, na área de serviço da sua casa ou apartamento, é uma estrutura viva, que utiliza os resíduos vegetais (cascas de frutas, caules e folhas não utilizadas das verduras, borra de café, guardanapos de papel usados e qualquer resto vegetal fresco ou seco) que sobram na cozinha.
A família inteira vai acabar se envolvendo nessa atividade e você estará reduzindo a quantidade de lixo orgânico descartado.
 

Vivendo o Solstício em Arawikay

21 e 22 de DEZEMBRO de 2012 CONEXÃO PARA UM NOVO MUNDO
O Solstício de Verão é um momento para nos conectarmos com a alegria do sol em tudo. O sol surge no espaço todos os dias nos doando seu brilho, luz, calor e muita, muita vida. A Aldeia Arawikay
que fica em Antônio Carlos, Santa Catarina, Brazil, e convida para acolhermos e respirarmos juntos, a partir deste solstício, os novos ares da natureza. Vamos abrir espaço para celebrar o nascimento do sol no nosso íntimo e irradiar nossa nova luz para o mundo.
Como participar:  www.ecoaldeia.org/contato.htm

O que trazer para si:Roupa de cama e banho, calçado fechado para caminhada e outro para o interior das casas; roupa confortável, com um casaco leve para a noite, repelente, traje para banho de rio, boné ou chapéu, lanterna, kit de higiene pessoal, capa de chuva ou sombrinha, etc..
O que trazer para o encontro: Alimento integral / natural / orgânico / ovo-lacto-vegetariano /frutas / para compartilhar na mesa natural do Piquenique de sábado / algo especial para o encontro, que sua intuição revele e ainda, adaptabilidade para sol, chuva, estrela ou nuvem (vamos ver com que o céu nos brinda).
 Abraços luminosos da Floresta, Equipe Arawikay

“A Paz começa comigo.”

Pesquisa revela poder da energia liberada pelas mãos

 Energia liberada pelas mãos consegue curar malefícios, afirma pesquisa da USP

Um estudo desenvolvido recentemente pela USP (Universidade de São Paulo), em conjunto com a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), comprova que a energia liberada pelas mãos tem o poder de curar qualquer tipo de mal estar.
O trabalho foi elaborado devido às técnicas manuais já conhecidas na sociedade, caso do Johrei, utilizada pela igreja Messiânica do Brasil e ao mesmo tempo semelhante à de religiões como o espiritismo, que pratica o chamado “passe”.

Todo o processo de desenvolvimento dessa pesquisa nasceu em 2000, como tema de mestrado do pesquisador Ricardo Monezi, na Faculdade de Medicina da USP. Ele teve a iniciativa de investigar quais seriam os possíveis efeitos da prática de imposição das mãos. “Este interesse veio de uma vivência própria, onde o Reiki (técnica) já havia me ajudado, na adolescência, a sair de uma crise de depressão”, afirmou Monezi, que hoje é pesquisador da Unifesp.

Segundo o cientista, durante seu mestrado foram investigado os efeitos da imposição em camundongos, nos quais foi possível observar um notável ganho de potencial das células de defesa contra células que ficam os tumores. “Agora, no meu doutorado que está sendo finalizado na Unifesp, estudamos não apenas os efeitos fisiológicos, mas também os psicológicos”, completou.

A constatação no estudo de que a imposição de mãos libera energia capaz de produzir bem-estar foi possível porque a ciência atual ainda não possui uma precisão exata sobre esse efeitos. “A ciência chama estas energias de ‘energias sutis’, e também considera que o espaço onde elas estão inseridas esteja próximo às frequências eletromagnéticas de baixo nível”, explicou.

As sensações proporcionadas por essas práticas analisadas por Monezi foram a redução da percepção de tensão, do stress e de sintomas relacionados a ansiedade e depressão. “O interessante é que este tipo de imposição oferece a sensação de relaxamento e plenitude. E além de garantir mais energia e disposição.”

Neste estudo do mestrado foram utilizados 60 ratos. Já no doutorado foram avaliados 44 idosos com queixas de stress.
O processo de desenvolvimento para realizar este doutorado foi finalizado no primeiro semestre deste ano. Mas a Unifesp está prestes a iniciar novas investigações a respeito dos efeitos do Reiki e práticas semelhantes a partir de abril do ano que vem.
 

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012


Curso de Reiki & Curso de Iniciação à Práticas Populares, Integrativas e Tradicionais de Saúde em Passo Fundo/RS

Esta é uma iniciativa da ANEPS - Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde, os cursos aconteceram ao mesmo tempo em separado com momentos onde as atividades serão compartilhadas.
SEXTA FEIRA 14/12/2012

Na noite de sexta-feira a programação iniciou com a acolhida do animador , Edvan Florêncio (ANEPS e Espaço Ekobé/CE) após houve roda de conversa para levantar as expectativas do grupo sobre o encontro.

Vera Dantas (ANEPS e Espaço Ekobé/CE) Historiando a caminhada da ANEPS, do Espaço Ekobé  e a  formação do Reiki
seguido de fala sobre o SUS e a Política Nacional de Educação Popular em Saúde mediada por Vanderléia Pulga.

SÁBADO 15/12/2012
A manhã fresca do sul do sul, banhou de sol o jardim do Instituto São Carlos e lá vivenciamos o corredor do cuidado,
  foi lindo ver as expressão doce e grata em suas faces...
 
O corredor do cuidado foi orientado por Edvan Florêncio e Vera Dantas que puxou um belo canto de embalar a vivência de escuta e toque delicado...
REIKI  I
Primeiramente aconteceram as exposições dialogadas partindo de um momento onde os partícipes se dividem em pequenos grupos e discutem qual o seu entendimento do que seja saúde, doença e modos de cuidar e apresentam o resultado dessa discussão de forma criativa.
O que é o Reiki e seus benefícios para a saúde e a qualidade de vida e também o que são os chakras e corpos sutis. Estudo dirigido e prática de iniciação ao Reiki, Vera Dantas
A tarde aconteceu a preparação do grupo para a iniciação no nível I e a vivências destes iniciados em suas primeiras aplicação do Reiki.

Houve também uma fala sobre o papel do mestre, a transmissão dos símbolos do mestrado e seus significados e introdução da Prática com os novos símbolos.

e apresentação da monografia de Vanderléia Pulga, conclusão do processo de Reiki III A realizado em Sergipe e Ceará, e seguida a sua iniciação no Mestrado em Reiki, pelos Mestres Vera e Edavan

O Curso de Iniciação à Práticas Populares, Integrativas e Tradicionais de Saúde, aconteceu paralelamente ao Curso de Reiki
Na manhã de sábado aconteceu uma oficina de aproximação à meditação ativa, expressão corporal, práticas corporais e sua importância para a saúde, atividade teórico-vivencial.

A vivência foi orientada pelo o estudante de psicologia Pedro Sitta da ANEPS RS
E a tarde oficina de Noções Básicas de Reflexologia, uma atividade teórico-vivencial orientada por Edvan.

A noite Verinha nos ofereceu uma fala e vivência de Constelação Familiar, um momento de intensas experimentações desta técnica terapêutica das relações e reintegração da essencialidades.

 “Constelação Familiar é um método psicoterapêutico recente, com abordagem sistêmica fenomenológica, de fundo filosófico, desenvolvido pelo filósofo e psicoterapeuta alemão Bert Hellinger.”

O domingo estava iluminado e ao livre cantamos, dançamos e saudamos a terra, o fogo, a agua e o ar...

Maracas, vozes, ervas, aromas e argila foram nossos instrumentos de cuidado.
O Curso de Reiki prosseguiu com as iniciações e as aplicações de Reiki nos recém iniciados
 
No Curso de Iniciação à Práticas Populares, Integrativas e Tradicionais de Saúde, aconteceu a oficina sobre Uso de Plantas Medicinais para a Saúde, com  Mayra e Aline (RS)
O evento teve encerramentos com a avaliação dos dois cursos e articulação de novas iniciativas e continuação dos processos de formações em Reiki e Práticas Integrativas e Complementares e as parcerias com os demais estados da região, para fortalecimento da ANEPS SUL.

Em nome de todos e todas agradeço a acolhida das irmãs do Instituto São Carlos, aos animadores e organizadores do evento e os laços de afeto e conhecimentos que puderam se fazer durante o encontro.
A luz do Reiki para um mundo melhor...
Por Cláudia Regina Telles

 

 

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

um pedaço da alma brasileira...

Noites Brasileiras

Ai que saudades que eu sinto
Das noites de São João
Das noites tão brasileiras na fogueira
Sob o luar do sertão

Meninos brincando de roda
Velhos soltando balão
Moços em volta à fogueira
Brincando com o coração
Eita, São João dos meus sonhos
Eita, saudoso sertão
 
Luís ‘Lua’ Gonzaga do Nascimento
 (Exu, 13 de dezembro de 1912Recife, 2 de agosto de 1989) foi um compositor popular brasileiro, conhecido como o Rei do baião.[2] Foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino, para o resto do país, numa época em que a maioria das pessoas desconhecia o baião, o xote e o xaxado.
 
Xote Ecológico

Não posso respirar, não posso mais nadar
A terra está morrendo, não dá mais pra plantar
E se plantar não nasce, se nascer não dá
Até pinga da boa é difícil de encontrar

Cadê a flor que estava aqui?
Poluição comeu.
E o peixe que é do mar?
Poluição comeu
E o verde onde é que está ?
Poluição comeu
Nem o Chico Mendes sobreviveu


Luiz Gonzaga

sinto vir vindo no vento o cheiro da nova estação...

 
Todos os planetas do sistema solar estão mudando.
 
A profecia anunciou que o planeta aumentaria a sua freqüência vibracional, o que é um fato: esta freqüência, que se mede com a ressonância Schumann, passou de 8 a 13 ciclos.

aprender a aprender ser natural de novo... com consciência...

 
O Instituto Pindorama é uma organização independente e sem fins lucrativos (ONG) com sua sede em Nova Friburgo – RJ registrada desde 2004. Buscamos utilizar os recursos naturais de forma consciente, eficiente e sustentável, para tornar a Terra um lugar pacífico, próspero e auto-suficiente.

Nosso programa é uma proposta de como podemos aprender, com a própria natureza, a agir neste momento de mudança em que nosso destino dependerá de ações inteligentes, organizadas e lideradas por iniciativas de larga visão.
 
http://www.pindorama.org.br/
 

Projeto MOVA Digital – Aulas gratuitas de alfabetização para adultos

Você sabia que no Brasil ainda existem quase 14 milhões de pessoas, entre jovens e adultos, que não sabem ler e escrever?*

Para diminuir esse triste número, o Instituto Paulo Freire (IPF), além de todo o trabalho que realiza na área de Educação de Adultos, vai abrir uma sala de aula para a alfabetização de jovens e adultos nas dependências de sua sede.

Este trabalho, em parceria com o Projeto MOVA – Movimento pela Alfabetização da Prefeitura de São Paulo, terá ênfase na cultura digital como recurso pedagógico, por isso chamado de MOVA Digital.
Se você conhece alguém que gostaria de aprender a ler e escrever e mora ou trabalha nas proximidades do IPF – que fica no Alto da Lapa, próximo à estação de Metrô Vila Madalena – fale para ele ou ela. O curso será oferecido gratuitamente.
Como, infelizmente, as pessoas que mais precisam saber dessas informações não poderão ler as divulgações, o IPF conta com a colaboração de todos. Ajudem a espalhar essa notícia e vamos contribuir para reduzir o analfabetismo na cidade de São Paulo.
As inscrições já começaram, para que as aulas tenham início em fevereiro de 2013. Contamos com sua colaboração!!!

Sala de Aula MOVA Digital
Curso gratuito para a alfabetização de Jovens e Adultos
Instituto Paulo Freire – Rua Cerro Corá, nº 550 – Alto da Lapa – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3021-5536, com Jany ou Camila, da EJA
*Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Censo 2010.

http://www.paulofreire.org/projeto-mova-digital-aulas-gratuitas-para-a-alfabetizacao-de-adultos

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

o hábito da leitura promove saúde integral


O hábito de ler ajuda na atividade cerebral: lentifica as ondas cerebrais induzindo a um estado de mais relaxamento e estimula a memória; além da influência do conteúdo da leitura".  
Ler durante sua recuperação no hospital, tinham uma evolução melhor, em diferentes tipos de problemas de saúde.
A leitura melhora a qualidade do sono,  ajuda em casos de insônia bom para a memória pois já que a memória transitória se transforma em definitiva nesse período.

27ª edição da Feira do Livro de Florianópolis, que será realizada no Largo da Alfândega, no centro da cidade, no período de 11 a 22 de dezembro de 2012, das 9h às 20h.
 
A Câmara Catarinense do Livro, organizadora do evento, informa que todos os que visitarem o local encontrarão uma grande festa literária, com uma programação especial voltada para o Natal.

Haverá diversas apresentações artíticas e, evidentemente, variedades de obras literárias dos mais variados estilos, que são opções de presentes de Natal, com a possibilidade de oferecer cultura, conhecimento e sabedoria.

INAUGURARAÇÃO DA NOVA SEDE DO CEPESI

Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente.
Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem.
 
A economia solidária vem se apresentando, nos últimos anos, como inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social.
 
Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.
 
Em 2005, com parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego e Renda (SEDEER) inicia-se o projeto do Centro Publico de Economia Solidária de Itajaí (CePESI), contando com a colaboração da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES/MTE) e da Fundação Banco do Brasil.

Enfim, o CePESI foi inaugurado em fevereiro de 2007 tendo por objetivo ser um espaço onde tanto produtores quanto consumidores possam conhecer e participar das redes de colaboração solidárias. A comercialização de produtos e serviços, a mobilização social (apoio na organização de grupos e realização de feiras e eventos), a formação e qualificação profissional (cursos e oficinas), a arte e a cultura são alguns dos nortes que orientam as ações do CePESI.

Desde outubro o CEPESI esteve fechado para mudança e restruturação do novo espaço, mais amplo e que poderá abrigar as atividades que já vinham sendo realizadas e a inclusão de outras mais.
A FEIRA AGROECOLÓGICA DE ITAJAÍ acontece toda 4ª feira, na Praça Arno Bauer, atrás do Palácio Marcos Konder, das 07h00 as 13h00, com apoio da Prefeitura Municipal de Itajaí, do CDHI Centro de Direitos Humanos de Itajai e do CEPESI.
É um coletivo de 20 famílias da agricultura familiar que disponibilizam produtos como verduras, legumes, feijão, arroz, frutas da estação, pão, bolos, mel, queijo, manteiga, tudo fresquinho, colhido de madrugada, enquanto ainda dormimos.
 

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

A arte engajada de um coletivo artístico de Alagoas


O Ôtto Coletivo, é formado por um grupo de amigos que moram em São Miguel dos Campos, Alagoas, que vivenciam a mesma paixão pela fotografia, possuem diversos interesses em comum,como o audiovisual que se envolve e com a cultura produzida pelo ser social.
O ÔTTO produziu um documentário que conta a história da benzedeira Maria de Alencar de São Miguel dos Campos/AL, que pode interessar aos articulares da ANEPS de todo país.
Alem dos vídeos o grupo tem produção em fotográfica como na Mostra em que o tema é Retomada do Povo Xucuru Kariri, de Palmeira dos Índios/AL.

Este Curta apresentado por Moisés Oliveira no curso de Política e Fé, em 2011, conta da a proposta da Ôtto Coletivo, que conta que a escola de fé e politica é uma parceira com a caritas diocesana de palmeira dos indios, faculdade são tomas de Aquino-FACESTA, MOPS-AL,RECID, e que o Coletivo trabalham na perspectiva da antropologia visual, cinema de guerrilha, educação popular e pedagodia Griô.

Ôtto mantém um blog de Arte Coletiva, que é um instrumento de comunicação do que estão fazendo, onde irão expor ou realizar projetos do Coletivo.


CONFIRA ALGUNS VÍDEOS


Estes e outros vídeos produzidos pelo Ôtto participam de festivais e comunicam a realidade social do lugar onde habita, em espaços dos movimentos sociais, espaços culturais e escolas https://www.facebook.com/alaide.santos?ref=ts&fref=ts#!/otto.coletivo.9?fref=ts

COMO ENCONTRÁ-LOS



fonte - http://cineclubeartepoesiadoolhar.blogspot.com.br/2012/12/otto-coletivo.html

Lançamento da Revista Literária ‘’O Estilingue’’ do Coletivo de Escritores Periféricos de Itajaí

 
Lançamento da Revista Literária

 ‘’O Estilingue’’

do Coletivo de Escritores Periféricos de Itajaí



O Coletivo de Escritores Periféricos de Itajaí, promove o lançamento da Revista Literária ‘’O Estilingue’’, na sua décima primeira edição, pela editora Alternativa de Itajaí.
Nas palavras da diretora da revista, Rute Margarida Rita:Dando vasão as vozes dissonantes da sociedade, viemos expressar com todo o rigor e vigor, na eterna luta de se fazer presente e visíveis.
Nessa edição referenciamos nossos locais de origem, nossa africanidade e brasilidade, nossa cidade, país, nossa infância e sobretudo os nossos mais profundos descobrisses.
Ainda na palavra da promotora cultural:Nessa edição em especial, para além dos escritores periféricos da cidade de Itajaí, damos voz e vez para nossos amigos do movimento indígina, na fala da jornalista e ativista bahiana Ana Paula Kalantã, da etnia Indígena Pataxós.
O mesmo na fala dos nossos amigos poetas, contistas e cronistas de Moçambique.
 
Lançamento da Revista Literária ‘’O Estilingue’’ edição nº11
Acontece no dia 14 de dezembro de 2012 às 19 horas, na Biblioteca Pública Municipal e Escolar Norberto Cândido Silveira Jr, com o custo de R$10 do exemplar da revista.
Rua Heitor Liberato, nº 1100 - Vila Operária, Itajaí/SC (047) 3348- 322
 
Coletivo de Escritores Periféricos de Itajaí
(047) 91264134 Samuel da Costa - revistaoestilingue@gmail.com

Apoio Tatoo Open Bar